Clínica LazzarottoClínica LazzarottoClínica LazzarottoClínica Lazzarotto

Marcapasso Gástrico 2000

  • Home
  • Marcapasso Gástrico 2000

MARCAPASSO GÁSTRICO 2000

Pouco usado, com conhecimentos limitados e resultados ainda incertos. Consiste em introduzir um sensor que envia estímulos ao cérebro desencadeando saciedade. Está em fase experimental.

Consiste no implante de um aparelho na parede gástrica, com extensor na região logo abaixo da cintura. Este aparelho dispara initerruptamente choques elétricos na parede externa do estômago. Ainda não se sabe exatamente por que, mas esses choques aumentam a sensação de saciedade, por estímulos que vão ao cérebro e evita que a pessoa coma em excesso. Atua na melhora da esofagite de refluxo e obesidade.

O implante ajudaria a eliminar até 15% do peso total. Entre 5 e 10 anos faz-se nova cirurgia para troca de bateria do aparelho. É necessária mudança comportamental, acompanhamento nutricional, psicológico e atividade física.

Técnica – implantar dois eletrodos e um marcapasso na camada seromuscular do estômago, colocados via laparoscópica e a posição confirmada por endoscopia.

Os estudos ainda são controversos quanto duração e frequência dos pulsos e alívio dos sintomas. Estudos em adultos demonstraram alívio das náuseas, vômitos e melhora do esvaziamento gástrico, porém não houve alívio dos sintomas álgicos.

Este procedimento preenche as normas da cirurgia ideal preconizada pelo Prof, Aniceto Baltazar.