BYPASS GÁSTRICO (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)

A cirurgia de Fobi-CapelIa, estudada desde a década de 60, é uma cirurgia muito restritiva dos alimentos no estômago e menos disabsortiva no intestino, isolando todo o duodeno e boa parte do intestino delgado.
Restritiva porque restringe o estômago de 1500mI para 30 a 50ml (2 a 3,2% do seu tamanho), deixando-o equivalente ao tamanho de um copo de cafezinho. Fica isolado sem função mais ou menos 97% do estômago. O acompanhamento de Nutrólogo é indispensável para repor cálcio, ferro e vitamina B12.
Algumas desvantagens: I- Diarreia se ingerir alimentos hipercalóricos; 2- Síndrome de “dumping” (dor epigástrica, náuseas, vómitos, rubor e sintomas de hipoglicemia) se ingerir doces, líquidos muito calóricos ou carboidratos simples.
A perda média de peso é de 35 a 40% do peso inicial em longo prazo.
Contraindicação: Pessoas dependentes de álcool e drogas, portadores de cirrose hepática, transtornos psiquiátricos graves.
Complicações pós-operatórias mais frequentes: Úlceras de boca anastomótica. infecções pulmonares, estenoses, fistulas, infecção em incisão, hemorragia gástrica, colelitíase, desnutrição e muitos casos ocorrem reganho de peso.
Nome da Cirurgia: Cirurgia de Fobi-Capella ou Bypass Gástrico.
Técnica: Faz-se uma Gastroplastia de 95 a 97% do Estômago, isolando-o do trânsito alimentar. Isola todo o duodeno e parte do íleo proximal, e o restante do estômago, de 3 a 5% efetua-se uma pequena bolsa, denominada pouch gástrico o qual é ligado à parte do intestino denominada Gastroenteroanastomose e restante do intestino é unido ao intestino levado ao pouch com uma Enteroenteroanastomose.
Funções: Reduzir o tamanho do estômago de 1,500ml a 30 a 50ml no trânsito alimentar e isolar o duodeno e parte do jejuno reduzindo a absorção de nutrientes.
Resultados:
1- Perda de até 80% do excesso de peso;
2- Recuperação parcial ou total 6011do peso perdido após 5 anos se não seguir as orientações alimentares;
3- Suplementação obrigatória de ferro e vitaminas.
