Clínica LazzarottoClínica LazzarottoClínica LazzarottoClínica Lazzarotto

CIRURGIA DE FOBI CAPELLA

  • Home
  • CIRURGIA DE FOBI CAPELLA

CIRURGIA DE FOBI CAPELLA

A cirurgia de Fobi-CapeIa (desenho da esquerda) é uma cirurgia muito restritiva dos alimentos no estômago e pouco menos disabsortiva no intestino, isolando todo o duodeno e boa parte do intestino delgado.

Restritiva porque restringe o estômago de 1500mI para 30 a 50ml (2 a 3,2% do seu tamanho), deixando-o equivalente ao tamanho de um copo de cafezinho. Fica isolado sem função mais ou menos 97% do estômago.

É chamada bypass gástrico, popularmente denominada cirurgia do “grampo” e do “anel”. Pode ser com ou sem anel de contensão em torno do pequeno estômago. Pode ser feita com ou sem gastrostomia preventiva (gastrostomia é um orifício feito do estômago à parede abdominal para alimentação por tubos, em caso de complicação).

Emagrece porque não consegue ingerir mais do que 50mI de alimentos. Se o fizer vomita. Alimento muito sólido provoca o engasgo. Muita dificuldade para ingerir carnes e doces.

Necessita obrigatoriamente acompanhamento por psicólogos e médicos nutrólogo. Psicólogo para priorizar a saúde e a beleza, relegando a segundo plano o prazer de comer. Operados, sem acompanhamento com psicólogo, correm o risco de depressão, alcoolismo e isolamento social por não conseguirem comer normalmente como todos comem. Nutrólogo por vários motivos: O estômago fica isolado e reduz a produção de ácido clorídrico e fator intrínseco. O ácido clorídrico é indispensável para que a pepsina exerça sua função digestiva em meio ácido, e também para a transformação e absorção de ferro da forma férrica a ferrosa de mais fácil absorção e não ter anemia. A falta de fator intrínseco produzido no estômago provoca anemia pemiciosa porque o fator intrínseco se combina com a vitamina B12 dos alimentos protegendo-a da digestão e tomando-a disponível para absorção intestinal que se faz principalmente no último metro do íleo terminal. O cálcio é absorvido principalmente no duodeno, que na cirurgia de Fobi-CapeIIa também fica isolado. O nutrólogo é indispensável para repor cálcio, ferro e vitamina 812.

A indicação para este tipo de tratamento é que a pessoa tenha IMC acima de 40 kg/m2 ou superior a 35 kg/m2 com doenças associadas (hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, apnéia do sono, dentre outras) e a evolução da obesidade tenha no mínimo 5 anos e com ausência de respostas aos tratamentos convencionais para perda de peso realizados com profissionais qualificados.

O candidato a este tratamento cirúrgico deve passar por uma avaliação pré e pós operatória feita por uma equipe multiprofissional. composta por cirurgião, clínico, nutricionista, psicólogo dentre outros.

Algumas desvantagens: I- Diarréia se ingerir alimentos hipercalóricos; 2- Síndrome de “dumping” (dor epigástrica, náuseas, vómitos, rubor e sintomas de hopoglicemia) se ingerir doces, líquidos muito calóricos ou caboidratos simples.

Assim, a pessoa precisa ajustar sua alimentação para evitar passar mal após as refeições. Deve sempre fazer acompanhamento junto com a equipe que o operou. A perda média de peso é de 35 a 40% do peso inicial em longo prazo. Contra indicação: Pessoas dependentes de álcool e drogas, portadores de cirrose hepática, transtomos psiquiátricos graves.

Complicações pós-operatórias mais freqüentes: Úlceras de boca anstomótica. infecções pulmonares, estenoses, fistulas, infecção em incisão, hemorragia gástrica, colelitíase, desnutnção e muitos casos ocorrem reganho de peso.

Essa técnica não preenche as normas preconizadas pela cirurgia ideal, segundo Dr. Aniceto Baltasar C.V., Alcoy-Espanha. Ela não é 100% reversível em caso de complicações, mas parcialmente, pois na reversão perde-se parte do intestino.