Clínica LazzarottoClínica LazzarottoClínica LazzarottoClínica Lazzarotto

CIRURGIA DE PAYNE

  • Home
  • CIRURGIA DE PAYNE

CIRURGIA DE PAYNE

A cirurgia de Payne (desenho da esquerda) é puramente disabsortiva. Oriunda da década de 50 consiste em isolar grande parte do intestino delgado deixando-o disabsortivo. Efetua uma anastomose término-lateral do jejuno ao íleo, conservando 36,5 cm de jejuno e IO cm de íleo terminal, preservando a válvula ileocecal. Provoca uma grande área de disabsorção e emagrecimento.  Dr. Salomão Chaib foi o grande mentor desta cirurgia em 1974,

As maiores complicações são falta de nutrientes com desnutrição proteica, diarreia, desequilíbrio hidro metabólico e doenças hepáticas pela toxemia e hipoalbuminemia. Quando ocorrem complicações graves a cirurgia é revertida e o paciente volta a ganhar peso.

Muitas variantes técnicas surgiram, mas nenhuma com resultados animadores (Sabiston 11 a Edição- tratado de cirurgia). No Brasil, em São Paulo Dr. Salomão A. Chaib e Eleazar Chaib modificaram o comprimento das alças para 65 cm de jejuno e 25 cm de íleo terminal (Atlas de Cirurgia do Estômago e do Intestino Delgado de Henrique Walter Pinotti e Joaquim Gama Rodrigues. Edição 1989). Esta cirurgia foi desaconselhada pela Sociedade de Cirurgia Bariátrica dos Estados Unidos e pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.

Essa técnica não preenche as normas preconizadas pela cirurgia ideal, segundo Dr. Aniceto Baltasar C.V., Alcoy-Espanha. Ela é 100% reversível em caso de complicações.