TÉCNICA DE NICOLA SCOPINARO DÉCADA 80

Grande parte do estômago é retirada, 2/3 a 2/5 da parte inferior e média do estômago. É realizado um longo isolamento do intestino. O duodeno e a maior parte do jejuno e parte do íleo ficam isolados do trânsito principal, provocando assim uma baixa absorção de açúcares e gordura. Faz uma anastomose (união cirúrgica) de 250 cm da porção do íleo ao estômago. dos quais 200 cm são de alça alimentar (alça alimentar é o segmento do intestino que conduz o alimento do estômago até atingir a entrada da alça por onde flui a bile e as secreções do pâncreas, duodeno e parte do jejuno-Íleo isolados) e 50 cm de alça comum (alça comum é o segmento final do intestino delgado onde se unem os nutrientes vindos do estômago e as secreções da alça isolada). A maior parte do intestino delgado fica totalmente isolada do trânsito principal não dando passagem para os alimentos.
Redução permanente de absorção de nutrientes;
Normaliza a glicemia e colesterol em 100% dos casos;
Algumas desvantagens: odor das fezes, flatulências, diarreia, desnutrição e algumas pessoas ficam com odor forte na pele. A pessoa deve sempre ingerir suplementos vitamínicos, ter uma boa alimentação e fazer acompanhamento junto com a equipe multidisciplinar, para o resto da vida.
Nome da Cirurgia: Cirurgia de Scopinaro ou Derivação Biliopancreática.
Técnica: Resseca-se 2/3 a 2/5 do Estômago, Deixando-o em Torno de 350ml, e isolando o Duodeno com Duodenorrafia para fechar a parte seccionada e uma porção do Jejuno. A Parte do estômago remanescente é unido ao intestino seccionado, Gastroenteroanastomose, e parte do intestino isolado do trânsito alimentar é unido à outra parte do intestino com uma Enteroenteroanastomose.
Funções:
1- Diminuir parte do estômago;
2- Reduzir a Quantidade do Hormônio GRELINA, o Hormônio da Fome;
3- Isolar Grande Parte do Intestino e Consequente Diminuição da Absorção de Nutrientes Para a Perda de Peso;
Resultados: 1- Perda de Até 80% do Excesso de Peso;
2- Diarreia Mais Frequente Com ingestão de Gorduras e Consequente Gazes e Fezes Muito Fétidos;
3- Suplementação Obrigatória de Ferro e Vitaminas.
Esta cirurgia não preenche as normas da cirurgia ideal preconizada pelo Prof, Aniceto Baltazar.
