TÉCNICA DE MARCEAU — HESS 1998 - DUODENAL SWITCH

Vertical Subtotal Gastrectomy. Bilio-Pancreatic Derivation, Duodenal Switch – baltazar, MD e cols — Obesity Surgery.
A técnica de Marceau-Hess – Duodenal Switch- segue princípios que lembram a cirurgia de Scopinaro, com algumas diferenças: em vez de cortar o estômago transversal, corta longitudinalmente preservando o piloro (válvula na saída do estômago). Isola o duodeno, a maior parte do jejuno e parte do íleo. Deixa de alça alimentar simples, gastro-jejunal 1.50 m de íleo e 1.00 m de íleo terminal como alça alimentar comum.
Esta cirurgia tem as mesmas complicações da cirurgia de Scopinaro, porém em menor intensidade porque preserva a saída do estômago.
Complicações: Obstrução do intestino delgado 2%, fistula gástrica 2%, fistula duodenal I ,5%, tromboflebite profunda 0,7%, embolia pulmonar 0,5%, pneumonia 0,5%, SARA 0,2%, esplenectomia 0,9%, fístula de Y de Roux 0,2%, sangramento pós-operatório 0,5%, abscesso 0,2%, obstrução da anastomose duodenal 0,7%.
Nome da Cirurgia: Derivação Biliopancreática ou Duodenal Switch ou Cirurgia de Marceau-Hess.
Técnica: Resseca-se 2/3 a 2/5 do Estômago, Deixando-o em Torno de 350ml, e isolando o Duodeno Com Duodenorrafia Para Fechar a Parte Seccionada e Uma Porção do Jejuno, Diferenciando-se da Cirurgia de Scopinaro Pela Ressecção do Estômago Ser Longitudinalmente e deixar a Válvula Pilórica na Saida do Estômago. A Parte do Estômago Remanescente é Unido ao Intestino Seccionado, Gastroenteroanastomose, e Parte do Intestino Isolado do Trânsito Alimentar é Unido à Outra Parte do Intestino Com Uma Enteroenteroanastomose.
Funções: 1- Diminuir parte do estômago;
2- Reduzir a Quantidade do Hormônio GRELINA, o Hormônio da Fome;
3- Isolar Grande Parte do Intestino e Consequente Diminuição da Absorção de Nutrientes Para a Perda de Peso;
Resultados: 1- Perda de Até 80% do Excesso de Peso;
2- Diarreia Menos Frequente Que a Cirurgia de Scopinaro Com Ingestão de Gorduras e Consequente Gazes e Fezes Muito Fétidos;
3- Suplementação Obrigatória de Ferro e Vitaminas.
Esta cirurgia não preenche as normas da cirurgia ideal preconizada pelo Prof. Aniceto Baltazar.
